Assine nossa newsletter.

Fique informado sobre as principais tendências em energias renováveis. Deixe seu e-mail e receba nossos conteúdos.

4 dicas para reduzir custos da sua empresa

Reduzir custos da sua empresa não significa somente uma medida de melhoria orçamentária, mas também uma estratégia para manter-se competitiva no mercado. Afinal, sua empresa pode aumentar suas reservas ou alocar o valor economizado em ações que melhorem a produtividade e o crescimento organizacional.

Neste post, vamos te mostrar 4 dicas para você entender como reduzir custos organizacionais. Vamos economizar!

4 formas para reduzir custos na sua empresa

1. Analise seus custos atuais

O primeiro passo para reduzir custos da sua empresa é saber onde seus recursos estão sendo investidos. Não é eficiente ter um plano de redução de custos sem conhecer detalhadamente a situação da sua empresa. Por isso, é importante fazer um controle adequado das suas contas.

Telefonia, internet, água, energia, papel, estoque, tarifas bancárias e até mesmo o custo com papel e impressões, todas as suas despesas devem ser registradas! Mesmo que o valor dela pareça irrelevante, no final das contas elas podem representar um custo significativo.

2. Otimize seus processos

Ineficiência operacional é um dos principais vilões quando o assunto é custo. A relação é simples, quanto melhor for sua operação menores serão os custos. Isso porque com um esforço operacional otimizado sua empresa terá melhores retornos sobre os custos com pessoas e despesas como, por exemplo, energia elétrica.

Por isso, mapeie seus processos e analise quais são os processos que podem ser melhorados e aqueles que “não fazem sentido”. Conhecendo seu cenário operacional se tornará mais fácil saber onde atuar, como o investimento em softwares para melhorar a gestão ou até mesmo o aluguel de “placas solares” para o uso de energia renovável.

3. Negocie com seus fornecedores

As compras realizadas e os serviços contratados por sua empresa realmente são as melhores opções do mercado. Não estamos questionando a sua fidelidade com seus fornecedores. Mas é importante manter o olho no mercado e atentar-se aos preços que a concorrência está praticando. Essa informação pode inclusive ser utilizada em momentos de negociação com seu fornecedor atual.

Embora fidelidade e confiança sejam importantes em relacionamentos comerciais, quando se fala em reduzir custos a troca de fornecedor pode ser necessária para manter seu negócio sustentável. Por isso, avaliar custo vs. benefício é o princípio para a manutenção ou não de fornecedores.

4. Invista em medidas sustentáveis

Diversas medidas de sustentabilidade contribuem para a empresa reduzir custos. Por exemplo, reduzir o consumo de água, minimizar a impressão, além de fazer o reuso de papéis, praticar a coleta seletiva, reduzir (ou eliminar) o uso de copos descartáveis. Separadamente podem parecer pequenos os valores, mas quando somados, é possível notar uma grande quantia.

Quando se fala em medidas sustentáveis, a economia de energia é um dos principais e mais representativos custos de uma empresa. Apagar as luzes contribuem sim para a reduzir custos. Além disso, fazer uso de energias alternativas, como a solar, é uma prática que pode ser aplicada para reduzir ainda mais este custo.

Porém, instalar um sistema de energia solar não é barato. Dependendo da demanda, o retorno deste investimento pode demorar alguns anos. Uma alternativa para evitar este custo é a contratação de cotas de uma usina alocada em uma Fazenda Solar.

Dessa forma, a partir do histórico de consumo da sua empresa, uma cota de energia proveniente da fazenda solar é reservada e informada a distribuidora local para que seja realizado a compensação de créditos.Ficou curioso e quer entender melhor sobre o que é uma Fazenda Solar, baixe este e-Book e descubra todos os detalhes de como ela funciona!