Assine nossa newsletter.

Fique informado sobre as principais tendências em energias renováveis. Deixe seu e-mail e receba nossos conteúdos.

Fazenda solar: entenda como funciona para seu negócio.

A fazenda solar é uma ideia que está ficando cada vez mais conhecida no Brasil, um lugar privilegiado, com sol o ano inteiro e que permite pensar na geração de energia a partir dos raios solares.

Afinal, a energia solar é uma fonte renovável, ou seja, não se esgota. A luz do sol é captada por painéis que, por sua vez, convertem essa radiação em energia elétrica que pode abastecer casas, comércio ou mesmo indústrias. Esse vídeo explica bem como funciona:

Mas como usar energia solar em um negócio sem ter custos e dor de cabeça com instalações? Vamos mostrar como a fazenda solar pode ser uma grande aliada de qualquer empreendedor que quer reduzir os custos de sua empresa, economizar na conta de luz e, de quebra, ser ecologicamente correto, e não importa se ela é média ou grande. Confira!

O Que é Uma Fazenda Solar?

Muita gente pode pensar que uma fazenda solar é algo caro que não está ao alcance de quem quer. Como essa tecnologia está ficando cada vez mais popular, pode ficar tranquilo! O seu negócio também pode ter os benefícios dessa novidade!

Também conhecida pelo nome de cota solar, essa fazenda é um espaço no qual são instalados vários painéis parecidos com os da foto abaixo, que recebem luz solar e a transformam em energia. 

Primeiro, é escolhido um local apropriado para receber muita luz solar. Depois, são instaladas várias placas fotovoltaicas, que receberão a energia do sol. Na sequência, essa energia solar capturada é transformada em energia elétrica e direcionada para o sistema da rede de distribuição pública, com o qual a empresa que oferece a cota solar tem parceria.

A partir disso, tudo segue normalmente: o sistema distribui energia elétrica para casas, empresas e indústrias. Mas qual é a diferença? Se o seu negócio alugar uma cota solar, a sua conta de luz vai ser bem mais barata, por exemplo. 

Quais as Vantagens da Cota Solar Para Uma Empresa?

As vantagens da cota solar começam a partir do momento em que a sua empresa “aluga” áreas da fazenda solar. Essa área alugada pelo negócio produzirá energia, que entrará naquele processo de distribuição que falamos antes. 

A energia gerada nesse espaço vai ser descontada do valor da sua conta de luz. Isso porque a energia elétrica que seria gerada totalmente pela empresa pública de distribuição será produzida, em parte, pelos painéis solares da cota solar.

Isso traz diversas vantagens para o seu negócio: 

Economia no valor da conta de luz

Um dos principais benefícios para as empresas que adquirem cotas solares é a economia no valor da conta de luz. Dependendo da bandeira tarifária que estiver vigente, pode se economizar até 20% no valor da conta. Mas existem casos de empresas que conseguiram uma economia ainda maior por meio da tecnologia.

Com as bandeiras tarifárias aumentando o preço da conta de luz, é fundamental contar com uma alternativa que traga descontos e também deixe o valor estável. Se a sua cota solar gerar mais energia do que a sua empresa consome em determinado mês, são gerados créditos que serão debitados da conta seguinte. Caso contrário, você paga apenas a diferença para a empresa pública de energia.

Não precisa de instalação

Outra vantagem da cota solar é que ela não demanda custos com instalação e manutenção. Ao contrário do que acontece se você quiser instalar placas fotovoltaicas no seu estabelecimento, a cota solar não precisa de nenhuma obra nem investimento.

No caso da Alsol, as placas são instaladas em um espaço próprio com toda a infraestrutura e tecnologia necessárias para entregar energia. Isso quer dizer que você não precisa se preocupar com a manutenção do espaço nem fazer investimentos de construção ou instalação.

Reduz o impacto ambiental

Reduzir o impacto ambiental é uma missão faz parte de cada um hoje em dia. As pessoas, empresas e governos estão em busca de soluções para diminuir os danos causados pela geração de energia com fontes não-renováveis, como hidrelétricas.

Por isso, a energia solar é um dos meios mais eficientes de reduzir o impacto ao meio ambiente, já que o sol é uma fonte inesgotável de recursos, e a instalação das placas fotovoltaicas não traz desmatamento nem polui. É uma das alternativas mais limpas para geração de energia.

Vantagem estratégica para a empresa

Todos os benefícios anteriores trazem vantagens que são estratégicas para o seu negócio. O dinheiro economizado na conta de luz pode ser investido na modernização da empresa, ou usado como reserva financeira, por exemplo. Já a redução do impacto ambiental pode ser usada para publicidade, mostrando aos consumidores que o seu negócio também se preocupa com o meio ambiente, o que atrai e fideliza clientes.

Para você tirar todas as dúvidas sobre cota solar e saber como obter essa tecnologia sem nenhum investimento, acesse agora o nosso conteúdo exclusivo sobre fazenda solar!