Assine nossa newsletter.

Fique informado sobre as principais tendências em energias renováveis. Deixe seu e-mail e receba nossos conteúdos.

Como o custo com energia elétrica impacta o seu negócio

O custo com energia elétrica é um gasto essencial para qualquer empresa tocar o negócio, mas que tem variações que, muitas vezes, complicam a vida do empreendedor, reduzindo seus ganhos e trazendo imprevistos financeiros por causa de sua instabilidade.

Isso acontece com quem é dependente do sistema convencional de energia, que por sua vez depende de energia hidrelétrica. Para você ver o tamanho do estrago desse tipo de fonte de energia e de que formas é possível economizar, vamos mostrar como o custo com energia elétrica impacta o seu negócio e boas alternativas para fugir disso. Confira!

Qual o custo com energia elétrica no Brasil?

Seja na indústria, no comércio ou em serviços, a energia elétrica é fundamental para a atividade comercial. Ela é essencial na vida das pessoas, e com as empresas não tem como ser diferente. Ninguém quer ficar sem energia e, com isso, perder dinheiro, certo?

Por isso, todo mundo faz questão de pagar a conta de luz em dia. Mas você sabia que o Brasil tem umas das energias mais caras do mundo? Paga-se mais de R$ 400 por MW-h. Segundo a Firjan, somos a 6ª nação com o custo de energia mais caro, e você sente o peso disso no bolso.

Isso acontece, entre outras coisas, porque o sistema brasileiro ainda é dependente de hidrelétricas que, por sua vez, estão vulneráveis a fatores como ausência de chuvas. Quando esse sistema não dá conta de toda a demanda, são acionadas as usinas termelétricas, que custam mais. Esse gasto maior é repassado para a sua conta de luz.

Desde 2015, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) traz na conta as bandeiras tarifárias, que indicam se o valor da energia vai custar mais ou menos em um determinado período. Se as condições não ajudarem, o valor fica mais alto.

Como esse custo impacta meu negócio?

A conta de luz é uma despesa obrigatória de qualquer pessoa ou empresa. Por isso, é importante ter atenção especial a essa cobrança, já que o não-pagamento dela pode acarretar prejuízos como o pagamento de juros e até o corte no fornecimento.

Se considerarmos ainda quem é dependente do jeito convencional de obter energia elétrica, a variação de preços causada pela instabilidade das hidrelétricas faz com que você nunca saiba exatamente qual será o valor da conta de energia a média e longo prazo. Afinal, se começar a vigorar a bandeira vermelha por causa do período de seca, por exemplo, a sua conta terá custo maior.

Esse aumento tem impacto no seu planejamento mensal, já que você precisará tirar uma parte dos seus rendimentos para cobrir o acréscimo no valor da conta. E normalmente isso retira parte da sua margem de lucro, o que pode prejudicar o crescimento do negócio.

Porém, mesmo que não dê para fugir da conta mensal, é possível diminuir o valor dela, o que traz economia e dá a chance de investir em outras áreas da empresa, ou até mesmo ver a margem de lucro crescer. 

Quais alternativas existem para geração de energia elétrica?

Com o passar dos anos, o ser humano passou a obter cada vez mais fontes variadas de energia. Atualmente, se caminha para abandonar combustíveis fósseis (carvão, petróleo), fontes de energia não sustentáveis (hidrelétricas) e caminhamos para fontes de energia renováveis.

Elas são a chance de obter energia com baixo impacto ambiental, o que é bom para o meio ambiente. Além disso, estão mais protegidas de instabilidades naturais, ao contrário das hidrelétricas, e a sua disseminação tem sido cada vez maior, o que ajuda a baratear seu uso.

Uma das formas mais eficientes e com melhor custo-benefício de energia renovável é aquela que pode-se obter por meio da luz do sol, que traz vários benefícios para empresas. Também conhecida como energia solar fotovoltaica, ela consiste na captura que a radiação solar distribui naturalmente com sua luz e a transforma em energia elétrica.

Ao contrário do que pode parecer, você não precisa arcar com todas as despesas de compra e instalação de painéis solares que captam a energia solar. Por meio da fazenda solar, você aluga placas que fazem esse trabalho em uma fazenda solar, que repassa a energia para a sua distribuidora, que por sua vez abate o valor correspondente da sua conta de luz, o que traz economia para o seu negócio de uma forma fácil e prática!

Para ajudar você a entender como é importante ter atenção ao custo com energia, confira a nossa planilha que mostra como os gastos com energia elétrica impactam o seu negócio!