Assine nossa newsletter.

Fique informado sobre as principais tendências em energias renováveis. Deixe seu e-mail e receba nossos conteúdos.

Alsol implementará dois parques solares em Uberlândia

A Alsol vai construir e operar dois parques solares em Uberlândia – MG, com potência de injeção de 5 mil kW cada. Dessa forma, a energia gerada nas usinas poderá ser direcionada para empresas da cidade e região, através da geração compartilhada. O investimento será de R$ 40 milhões e a construção começará de imediato, com previsão de entrega para dezembro.

Nessa modalidade, consumidores da mesma área de concessão da distribuidora usufruem da energia gerada pelo sistema, através da compensação remota.

Uberlândia

A cidade ocupa, hoje, o primeiro lugar no ranking de instalações de energia fotovoltaica no Brasil, com 12.554,0 kW. A Alsol é responsável por 75% dessas instalações.

Segundo Gustavo Malagoli, fundador da empresa, esse número aumentou vertiginosamente a ponto de hoje Uberlândia liderar o ranking. Dessa forma, a Alsol espera crescer, pois as pessoas conhecem, ainda mais, o custo-benefício de se apostar na energia renovável.

Presidente da Alsol anuncia novos investimentos da empresa em Uberlândia. Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação.

O prefeito Odelmo Leão ressaltou que o anúncio representa o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e tecnológico da cidade. além disso, traz benefícios para vários segmentos sociais.

“Para nós, é uma grande satisfação contar com investimentos desse porte, pois eles se traduzem em geração de emprego, de renda e no aquecimento da economia local. Portanto, a Alsol terá meu apoio no que precisar, pois está contribuindo com a nossa qualidade de vida”, destacou.

Benefícios

Além dos ganhos para o sistema elétrico da cidade, a construção dos parques solares vai gerar cerca de 125 empregos em cada planta. Em segundo lugar, como já sabemos, o impacto ambiental é baixo. Assim, com as duas usinas, mais de 10 mil toneladas de CO2 deixarão de ser emitidas na atmosfera ao ano.

Com 17.820 placas fotovoltaicas em um terreno de 83.000 m², o primeiro parque terá uma potência fotovoltaica de 5.880,60 kWp. Já o segundo terá 18.444 placas, em uma área de 87.000 m², com potência de 6.086,52 kWp.

Os locais de Uberlândia onde serão construídas as usinas já estão definidos e possuem as respectivas autorizações de conexão da Cemig.

E você, quer economizar energia na sua empresa sem investimento algum? Então faça parte de uma usina Alsol e alugue módulos fotovoltaicos, sem precisar se preocupar com custos de aquisição.