Assine nossa newsletter.

Fique informado sobre as principais tendências em energias renováveis. Deixe seu e-mail e receba nossos conteúdos.

Saiba a diferença entre energia solar fotovoltaica e aquecedor solar

A energia solar tem vivido um boom no Brasil. A geração própria a partir dessa fonte de energia tem sido adotada por residências e empresas com o objetivo de reduzir os gastos com energia elétrica e consumir de maneira sustentável, visto que ela é renovável, não-poluente e não tem seu custo impactado pela incidência de chuvas, como a energia de origem hidrelétrica.

Com o aumento no número de usuários, aumentaram também as dúvidas sobre a energia solar e as maneiras de aproveitá-la. Entre essas novas questões, uma confusão comum feita pelas pessoas está em considerar que o sistema de energia solar fotovoltaica e o aquecedor solar são a mesma coisa.

Neste artigo, mostraremos porque essa informação está equivocada e quais são as diferenças funcionais e financeiras entre o sistema de energia solar fotovoltaica e o do aquecedor solar.

O que é energia solar fotovoltaica?

Chamamos de energia solar a energia proveniente do sol. Essa energia pode ser aproveitada através de tecnologias diferentes. Algumas utilizam o calor do Sol para gerar aquecimento de líquidos – água ou outras soluções. Outras, utilizam a irradiação solar para produzir energia elétrica.

A energia solar é considerada renovável porque o seu aproveitamento não implica em redução de sua disponibilidade. Além disso, é também uma fonte limpa, pois seu uso não leva à emissão de gases de efeito estufa e poluentes na atmosfera, como ocorre com energias derivadas da queima de carvão mineral, por exemplo.
O que são a energia solar fotovoltaica e o aquecedor solar?

Embora muitos se confundam, o sistema de energia solar fotovoltaica e o aquecedor solar são dois sistemas diferentes e completamente autônomos de aproveitar a energia do sol. Abaixo, você confere as principais diferenças entre os dois:

Como funciona o aquecedor solar?

O aquecedor solar, também conhecido como sistema de energia solar térmica, é um sistema hidráulico que utiliza o calor do sol para aquecer a água ou algum outro material, como o gás.

Esse processo é realizado através da condução de calor. O calor é captado pelo sistema e a água ou o gás são aquecidos em um reservatório termicamente isolado e, em seguida, distribuídos para a casa ou a empresa.
Economia na conta de luz com o aquecimento solar

Por ser mais barato, esse modelo é muito utilizado em residências e em algumas empresas. No entanto, apesar de ter seus benefícios, é importante ressaltar que o aquecedor solar permite apenas uma economia parcial na conta de luz, já que só consegue substituir os gastos com energia elétrica destinada ao aquecimento de água e/ou gás. Um exemplo clássico, por exemplo, é a eliminação do chuveiro elétrico, responsável por cerca de 30% dos gastos com eletricidade do brasileiro.

Como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica?

O sistema de energia solar fotovoltaica transforma a irradiação solar em energia elétrica. Isso é feito por meio de painéis fotovoltaicos.

Os painéis fotovoltaicos são compostos por células solares, que, por sua vez, são feitas de um material semicondutor de energia. Quando expostas à irradiação, essas células absorvem os fótons de luz solar e os convertem em eletricidade A matéria prima principal dos painéis fotovoltaicos é o silício, o segundo elemento mais abundante na Terra. Economia na conta de luz com a energia solar fotovoltaica

O sistema de aquecimento solar é um importante primeiro passo na eficientização do seu consumo de energia. Contudo, como explicado anteriormente, a economia proporcionada pelo seu uso é limitada a uma parcela da conta. O sistema fotovoltaico tem, assim uma atuação mais ampla e complementar, permitindo ao consumidor economizar até 90% do valor gasto com sua conta de luz.

Por conta dessa economia, o investimento feito em sistemas de energia solar fotovoltaica costuma ser pago em cerca de cinco anos. Depois desse tempo, tudo o que é economizado transforma-se em lucro.

Quer conhecer mais benefícios do sistema de energia solar fotovoltaica? Leia nosso artigo “Os 6 maiores benefícios de se investir em energia solar fotovoltaica em empresas” e saiba porque esse modelo tem sido cada vez mais adotado em todo o país.

Leia também: Energia Solar Fotovoltaica: essa solução é boa para o meu negócio?